Muitas mulheres, ao entrarem na fase madura de suas vidas, pensam em mudar todo o seu guarda-roupa “envelhecendo-o”. Mas isso não é necessário, e nem indicado! Nesta época da vida, a experiência adquirida faz toda a diferença e dá lugar à segurança, seja no modo de pensar e de agir ou na forma como deseja se mostrar ao mundo. Então, para conquistar esse equilíbrio tênue entre o estilo “senhorinha” e o “quero-parecer-ter-20-anos”, basta ter atenção a algumas dicas simples. Não importa se você está na casa dos 40, 50, 60 ou 70 anos. Basta prezar o equilíbrio e o bom senso. Com certeza, as mulheres maduras conhecem seu corpo e o que lhe cai bem.
1. COMPRIMENTO DAS ROUPAS
Dos 40 anos em diante, é indicado o comprimento acima dos joelhos, seja para vestidos, bermudas ou saias. Esqueça as peças que acabem no meio das coxas: não favorecem a maioria das mulheres e não são elegantes.
2. DECOTES
Até a faixa dos 50 anos, ainda é permitido o uso de tomara que caia e decotes frontais, desde que não muito profundos e apenas SE seu biótipo comportar a ousadia de forma a não parecer vulgar. A partir dos 50, aposte em discretos decotes nas costas ou evidencie outras partes do corpo, como os braços (caso estejam “em forma”) ou os ombros.
3. TECIDOS
Ao entrar na maturidade, evite tecidos justos ou peças com elastano, pois marcam demais e não favorecem o corpo nesta fase. Aposte em jeans comuns com modelagens tradicionais, seda (por ser fresca, confortável e ter caimento impecável), linho e malhas de algodão.
4. CORES
Não é necessário deixar de usar nenhuma cor por causa da chegada da fase madura. Apenas deve haver sintonia com seu estilo e o restante do look. Vale apostar em estampas, cores vivas e bordados, desde que combinados com peças clássicas e atemporais, como uma calça de alfaiataria, por exemplo.
5. ACESSÓRIOS
São o “must have” da produção! Como nem todas as tendências da moda são indicadas, vale atualizar o look com acessórios que contribuam para um visual mais jovem. Colares de tamanho médio e máxi dão um ar mais sofisticado, porém, podem colocar tudo a perder. Se você possui bastante busto, opte por colares compridos ou gargantilhas discretas, mas esqueça os que caiam sobre o colo! Se você possui pouco seio, pode investir em qualquer tamanho. Os brincos devem ser, na maioria das vezes, de tamanho pequeno, e de preferência junto à orelha. Use e abuse deles, como pérolas e pedras. São indicados em qualquer produção e dão um glamour a mais até mesmo em um look básico. Outros acessórios super indicados e característicos da elegância desta fase da vida são os lenços e as echarpes. Ficam maravilhosos e extremamente elegantes! Caso o look não permita o uso, diversifique, amarrando-o na bolsa. Fica lindo.
6. SAPATOS
Como a mulher madura é inteligente e preza o conforto, nesta fase são indicados todos os tipos de sapatos baixos: sapatilha, mocassim, rasteirinha e até mesmo sandália com saltinho pequeno. Se você for baixinha e quiser alongar a silhueta, aposte em sapatilhas de bico fino, pois dão a impressão de continuidade, o que causa a ilusão de pernas maiores.
7. CABELOS E MAKE
Os tamanhos que melhor compõem o visual da mulher acima dos 50 anos são os curtos ou médios. Cortes tipo chanel, “bob” ou “long bob” traduzem frescor e estilo, sem deixar a desejar na elegância, além de serem muito práticos. Não é abolido o tamanho longo, mas não é o mais indicado por muitas vezes não suportar a elegância e passar uma mensagem de fragilidade.
8. MODA PRAIA
Outra questão que causa muitas dúvidas é: posso continuar usando biquíni? Caso você esteja com o corpo em dia e se sinta à vontade para isso, é claro que pode, e deve! Porém, é necessário atualizá-lo, preferindo uma calcinha maior e mais alta, que comporte bem o seu corpo e um sutiã mais fechado com alças nos ombros, por dar maior segurança. Tente sempre favorecer seus pontos fortes e disfarçar o que não gosta. Portanto, seja bem atenta ao espelho durante a escolha. Ele é seu amigo mais fiel e só você pode dizer com toda sinceridade o que não lhe favorece. Na praia, você deve estar extremamente confortável para ser elegante, ou seja, não adianta vestir um biquíni lindo, mas ao andar ter que ajustá-lo ao corpo a todo o momento. Mexa-se e verifique se continua tudo no lugar. Os mais indicados, na maioria das vezes, são os maiôs. Hoje em dia há tantos modelos maravilhosos, que até mesmo as jovens de 20 anos já apostaram. Basta escolher um modelo que se adapte ao seu corpo e ao seu bom gosto. E não se esqueça: bom senso é fundamental!
9. ATITUDE
De nada adianta ter todo cuidado com a aparência se a sua atitude não for compatível com a sua idade e experiência. Não me refiro a estado de espírito, mas sim, à forma como você se comporta no dia a dia. Você pode ter 70 anos com cabeça de 30, mas deve se vestir e agir de forma correspondente aos seus ideais. Seja sempre elegante nas atitudes e demonstre toda sua experiência sempre que preciso.
Bruna Carvalho - Consultora de Imagem e Estilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário