sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O MAL DA SOCIEDADE: PADRÕES DE BELEZA!

A sociedade atual vive impondo padrões de comportamento, de vida e de beleza. Isso não é de hoje não. O preconceito sempre existiu e infelizmente não diminui muito ano após ano. Pensando nisso, resolvi falar dos males que os padrões de beleza podem causar, e principalmente o que efeito de tudo isso causa em nós, mulheres, jovens e adolescentes!



Quem cria
Infelizmente, quem acaba por impor padrões de beleza é a própria sociedade. As pessoas estão mais preocupadas em padrões estéticos e coisas fúteis e acabam esquecendo as causas que se vale a pena lutar. Os padrões de beleza de hoje em dia, querem uma mulher magérrima com um corpo escultural e de bumbum e seios abundantes. A mídia só faz aumentar tudo isso querendo sempre mostrar mulheres de um corpo sarado, bem definido e escultural mesmo que este não esteja saudável. Enfim, quem cria esses padrões é o próprio ser humano e ele mesmo acaba por sofrer os males destes padrões.


É claro que sou à favor que todo ser humano se cuide, cuide de sua imagem, aparência e principalmente sua saúde, mas quando isso se torna escravidão, ou algo totalmente superficial, apenas para alimentar o ego exarcebado da sociedade e para caber dentro de um estereótipo imposto, acho maluquice... passar a vida tentando agradar pessoas e ser aceito por elas, escondendo dentro de si uma insatisfação e infelicidade por nunca alcançar a perfeição. E já não somos perfeitos em nossas diferenças? Não são essas diferenças que nos tornam únicos e especiais??

Somos perfeitos de formas diferentes
Não é porque a sociedade exige mulheres magras, que as gordinhas irão ser todas feias e excluídas; não é devido ao cabelo liso ou crespo que se pode diferenciar uma mulher de outra; não é um corpo malhado que irá mostrar a sua verdeira essência. Temos que lembrar que somos sim, perfeitos de formas diferentes. Tanto faz ter um cabelo liso ou cacheado, um corpo gordinho ou magérrimo, formas e curvas definidas, o importante é não pensar nos que os outros acham, é se aceitar como você é.
É extremamente absurdo começar uma dieta, sofrer para emagrecer, tomar remédios pra que isso aconteça e ficar extremamente magra, com um rosto esquelético, um corpo sem saúde alguma e mais, correndo o risco de ficar careca (a má alimentação causa queda de cabelo) e pior: insatisfeita pelo fato do seu corpo não ter mais nada que se chame atraente nem para você e nem para o sexo oposto, então a próxima etapa é gastar muito dinheiro em implantes de silicone e cirurgias plásticas para finalmente ter o "corpo perfeito para a sociedade". 
É louco, mas tem gente que acredita, incentiva e ainda faz tudo isso. Que loucura esses padrões ridículos de estereotipo, não?
A dica é: seja feliz assim, do jeitinho que você é. De nada vai adiantar fazer tantas loucuras, agradar às pessoas que apoiam tudo isso e no final, você não estar feliz consigo mesma. 


Males que os padrões estéticos podem causar




Devido à de certa forma, toda essa "pressão", muita gente acaba acarretando sérios problemas e os transtornos alimentares em geral são os principais.
A obsessão em busca do 'corpo perfeito' é a principal causa de doenças como a Bulimia, Anorexia, que são as mais conhecidas desse grupo.
O fato das pessoas não serem avaliadas pela cultura, ideias, objetivos e até mesmo de sua história, reprime quem se considera ''fora dos padrões" e para conseguir ter o que a indústria e mídia alimenta, uma luta sem limites contra o próprio corpo, acontece.

A questão é: não é possível ser bela e saudável? 

A moda e os padrões de beleza


Os sacrifícios por beleza sempre estiveram presentes na vida das mulheres, porém, foi nos anos 60 que a magreza foi definida como um "padrão". Nos anos 40 e 50 Marilyn Monroe (sua linda!!!) e Elisabeth Taylor eram consideradas belíssimas por suas formas e curvas sinuosas, quadris enormes e cinturas finíssimas. Inclusive, li um artigo que diz que MM vestia manequim 40! Ainda assim essas formas eram consideradas maternais, por serem arredondadas e acabavam trazendo a imagem da mulher como uma reprodutora. Foi aí que em 60 surgiu o padrão magérrimo, remetendo à liberdade e juventude. Para manter esse corpo, era preciso dietas rigorosas e exercícios (como até hoje). A magreza era apenas para tirar essa imagem "redonda" das mulheres, mas tomou proporções enormes. 
Gisele linda Bundchen chegou a revolucionar todo esse padrão de beleza. Com seu corpo de jovem comum e ao mesmo tempo, traços de uma linda princesa, nossa brasileira caiu nas graças da Vogue América e conquistou o mundo e este, começava a prestar atenção em nós: mulheres brasileiras. A Vogue decretou a volta das curvas e a beleza natural, festejando as mulheres como Gisele: magra e ao mesmo tempo "gostosa". 


Moral

Moral
Ninguém precisa ser como Gisele para ser linda. Ela revolucionou esses padrões trazendo de volta a beleza natural da mulher. 
Não importa se você não é o que a indústria e a mídia quer, você estará ainda mais linda e feliz se aceitar a si como é: negra ou branca, gorda ou magra, "gostosa" ou não, de cabelo loiro ou preto, liso ou crespo. SEJA O QUE VOCÊ QUISER, não o que a indústria procura.
Muita gente sofre por não aceitar o próprio corpo e só acaba causando sofrimento à si própria, sejamos felizes assim, pois todos somos perfeitos de formas diferentes.


Apenas seja mulher!!!

Um beijo
Val Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário