quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM PESSOAL NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL




Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo. A busca da realização é uma característica do comportamento humano. Sentir-se importante é desejo de todos.
Com a velocidade com que as coisas evoluem e a competição crescente, investir na imagem pessoal é uma estratégia vital para qualquer profissional que queira entrar e permanecer no mercado de trabalho.


Muito além da aparência e de uma bela roupa, a imagem pessoal abrange o  conhecimento da dimensão humana, pois este é um processo de desenvolvimento pessoal que valoriza as capacidades e competências do homem.
           
A construção da imagem pessoal deve acontecer  no dia-a-dia, não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente.          
           
Exige auto-conhecimento: o indivíduo que se conhece tem a possibilidade de fazer opções mais corretas ( até mesmo na hora de se vestir) e preservar sua autenticidade. O auto-conhecimento requer paciência, disciplina, perseverança, uma elevada auto-estima, determinação, um conjunto de crenças e valores que irão nortear as atitudes e comportamentos de forma a fazer o uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.
Portanto o profissional deve ser flexível às mudanças e criar uma imagem positiva de si mesmo.
           
Exige o bom relacionamento inter-pessoal: o homem já não pode trabalhar sozinho. Onde há mais de uma pessoa, há um relacionamento e, com certeza, conflitos existirão, sejam de gostos, costumes, crenças, educação, dentre outros.  A   atenção personalizada a quem quer que seja nunca é um investimento  sem retorno. Sentimentos positivos e de simpatia provocarão o aumento da interação, favorecendo a produtividade.
           
Exige qualificação: é preciso aprimorar, não só uma vez, mas continuamente. Produtos são planejados, fabricados, testados, comercializados e muitas vezes recolhidos do mercado para correções. Assim deve ser todo profissional : viver em constante renovação, num movimento cíclico.
            
Exige ética: nesse processo, deve ser feita uma  análise, principalmente sob o ponto de vista ético que envolve a imagem pessoal, o limite entre a divulgação das reais competências e das características irreais atribuídas .
           
Exige coragem: o medo de errar e não corresponder as próprias expectativas  e as expectativas dos outros, poda a possibilidade de transformar sonhos em realidades. 
            
Imagem pessoal é certamente Marketing de imagem. Porém nesta estratégia de destaque profissional, não há espaço para inverdades. Não existe separação entre ser e parecer, existe um abismo entre parecer (imagem) e visibilidade (ser visto, ouvido ou sentido). Construir uma imagem é uma ação, ou uma seqüência delas. Ser visto, ouvido e percebido é outra. No mercado de trabalho atual, imagem, visibilidade e principalmente credibilidade são determinantes.
           
Assim, a elaboração de ações estratégicas e sua prática através de atitudes e comportamentos, conduzirão a trajetória pessoal e profissional para o sucesso, por meio de qualidades e habilidades inatas, ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis, que levarão ao aspirado destaque profissional.
         
Para se chegar ao topo, além do talento e competência, é preciso constante aperfeiçoamento da imagem pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário