quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DICAS ETIQUETA- DECORANDO A MESA DE JANTAR EM CASA COM MUITO REFINAMENTO

Receber bem é a mistura de vários ingredientes, como numa receita. Não importa onde. A primeira, e mais importante, é fazer com que os convidados se sintam à vontade; até mesmo dentro de grande formalidade tem que se ter um mínimo de descontração! Sem pretensão de querer ensinar nada, queria dar umas dicas simples que fazem, na minha opinião, uma pequena diferença!



Velas

São para serem usadas à noite, jamais de dia!
Ou seja, nunca, em nenhuma hipótese, acenda velas em almoços e,
de preferência, retire as velas da mesa durante a refeição do dia.
Ponha flores, objetos ou mesmo nada!
 Durante o dia qualquer coisa é melhor do que velas!

Velas só devem ser usadas na mesa à noite

Outra decoração que serve tanto para o almoço quanto para o jantar


2 Jogos americanos e toalhas de mesa

Use e abuse de palha, linho, algodão e afins para o dia. Se quiser usar à noite fica ótimo também!. Deixe as coisas mais sofisticadas para a noite, como renda, organdi, bordados mais carregados, cetim, brocados.
Coloque um forro de flanela branca na parte de trás das toalhas de mesa para que não fiquem "sambando"

Nos jogos americanos coloco uns forros de cetim e flanela, porque sempre fica com acabamento melhor. É uma coisa simples e fácil de fazer.


3 Arranjos de flores

Capriche! Flores são uma alegria e enfeitam qualquer mesa. Só tome cuidado para usar buquês baixos em almoços e jantares sentados, para não atrapalhar a visão e, consequentemente, a conversa com quem está do outro lado da mesa. Arrase em arranjos altos se for fazer um jantar em pé para mais gente.
Almoço sentado, com arranjos que enfeitam e permitem a boa conversa .
Jantar "americano" (na França tudo sempre foi mais formal, mas os americanos simplificaram a história). Arranjos mais altos, flores, velas e pratos frios.


4 Talheres

Dentro da convenção social mundial, os talheres são dispostos sempre assim: garfos à esquerda, facas e colher de sopa à direita. Quando os talheres de sobremesa ficam colocados na mesa, as posições são simples. É como se fizessem um balé com os talheres que estão ao lado, assim: primeiro "desliza" a faca, ela sai da direita e entra logo acima do prato; em seguida "desliza" o garfo, que entra acima da faca e, por fim, a colher, que entra acima do garfo. Se não for preciso usar faca para cortar nada, use só o garfo e a colher.


5 Buffet

Tem coisa mais prática que buffet hoje em dia? Mesmo quando a mesa está toda posta, com os lugares, talheres, pratos e copos, um aparador com as travessas facilita, agiliza e descontrai o ambiente. Quando a pessoa levanta da mesa para voltar ao buffet e repetir a comida, os talheres- garfo e faca - vão junto no prato!
Bjos, meninas! Espero que gostem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário