sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Cartão de crédito: amigo ou inimigo?

Sapato desejo? Joga no cartão. It bag nova? Parcela em 10 vezes. Nova coleção de maquiagem? Lá vem o cartão…

Sapato desejo? Joga no cartão. It bag nova? Parcela em 10 vezes. Nova coleção demaquiagem? Lá vem o cartão de novo. Nessas horas, parece que você não precisa de ninguém na vida, a não ser de um cartão de crédito com o limite beeeeem alto (ou melhor, sonho dos sonhos: sem limite!).
O problema é o que acontece no mês seguinte. Se o cartão de crédito é aquele seu melhor amigo que vive na carteira para conceder todos os seus desejos, ele também pode ser um vilão enorme. Quem não se organiza com o cartão, pode facilmente perder a conta de quantas parcelas tem dos meses anteriores e começar o mês no vermelho.
O maior erro é pagar somente o mínimo da fatura: desta forma, você não está colaborando, você apenas perpetua a sua situação. Os juros cobrados pelo cartão de crédito no ano podem chegar a 200% – ou seja: se você tinha uma dívida de R$ 10 mil, em um ano ela vira R$ 30 mil.
cartao-de-credito-carol_sandler-lala_rudge
Mas e as milhas? Tanta gente me pergunta isso. O problema é que para você ganhar as tais milhas, você precisa gastar muito, e sempre, no cartão. Para quem pode e gasta mesmo o quanto quer, as milhas valem a pena. Mas se você tem uma renda controlada, te garanto que vale mais a pena segurar os gastos no cartão e planejar a sua viagem antecipadamente – é capaz de sair mais barato desta forma.
Meninas, regra de ouro aqui: o cartão de crédito é bom para quem é controlada e organizada financeiramente. Se você não faz parte deste time, tome muito cuidado, pois é fácil demais comprar uma coisinha aqui e mais outra ali e quando você vê, está com uma dívida muito, mas muito maior do que o seu salário.
E como comprar então? Sempre vale mais a pena você poupar para comprar o que deseja. Quando você faz este esforço, acaba comprando só o que realmente quer, e começa também a poupar para outros objetivos, que podem ser muito mais legais: aquela viagem tão sonhada, a pós-graduação, uma casa…. Aqui vale o que você sonhar!
Um beijo,
Carol
* Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do Finanças Femininas, o primeiro site do Brasil para falar de dinheiro só para mulheres. Jornalista, tem 30 anos e já trabalhou e estudou em Paris e Singapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário