quinta-feira, 11 de setembro de 2014

GYPSY, FOLK e BOHO: DIFERENÇAS DOS ESTILOS



Que os movimentos culturais e históricos são responsáveis por reproduzir novas tendências e estilos no mundo da moda todo mundo já sabe. Algumas inspirações são passageiras, porém outras nem tanto, como é o caso do ‘Gypsy’, ‘Boho’ e ‘Folk’, que vieram para ficar tanto nas passarelas como nas ruas.
Apesar da estética parecida, com a influência de tons terrosos e muitos acessórios, cada estilo tem sua origem e por isso preserva particularidades nas peças. Eu sempre ficava na dúvida (e acho que algumas de vocês também) principalmente com o Folk e Boho, e por isso pesquisei sobre os estilos em revistas e sites especializados, para esclarecer as principais diferenças entre eles.


GYPSY: por conta da natureza nômade, existe uma dificuldade geográfica em classificar a origem do povo cigano. Cada clã provém de uma região, e por isso preserva tradições distintas, mas é inegável que as cores vivas estão presentes neste estilo.
Peças chaves: lenços coloridos, tecidos com aplicações de pedrarias ou bordados e acessórios de diferentes materiais.
Ícone de estilo: atriz Vanessa Hudgens.


Folk: a palavra deriva do inglês e significa ”povos”. Na ”Folk Music”, as inspirações vêm da tradição rural ou da música folclórica, elementos traduzidos pela moda através de peças rústicas e artesanais.
Peças chaves: tons terrosos que se misturam a flores campestres e estampas delicadas. Franjas, coletes, tricôs, botas pesadas e muita camurça.
Ícone de estilo: stylist Rachel Zoe e a modelo Kate Moss.


Boho: vem de bohemian of soho”, movimento francês da década de 20, no qual um grupo de intelectuais acreditava na simbiose da moda e da arte. Já nas décadas de 60 e 70, o movimento tomou força no bairro do Soho, em Londres. O estilo mistura o hippie chic – movimento sessentista – com o boêmio e elementos étnicos.
Peças chave: túnicas, couro, padronagens fluídas, peles (fake), seda e muitos acessórios como o chapéu floppy.
Ícones de estilo: Sienna Miller, gêmeas Olsen e Demi Lovato.
Deu para ter uma ideia melhor sobre os três estilos? Nós proximos dias vou postar inspirações dos 3 estilos.

Bjos, Bruna


Nenhum comentário:

Postar um comentário